07 NOVEMBRO
09h00-09h30 | Receção aos participantes
09h30-10h00 | Sessão de abertura
10h00-10h30 │ Natália Correia Guedes (ANBA), Obras de Henrique José da Silva anteriores à Presidência da Academia Imperial de Belas Artes.
10h30-11h00 │ Sónia Gomes Pereira (EBA-UFRJ), A Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e a arte brasileira – encontros e desencontros.
11h00-11h30 │ Pausa
11h30-12h00 │ Miguel Faria (UAL), A arte da pintura aprende-se? História do ensino da pintura em Portugal até à fundação das Academias de Belas Artes.
12h00-12h15 | Sofia Braga (ARTIS-IHA, FLUL), A Academia de Desenho cyrilliana (1780-1796): intervenientes, obras e modelos em circulação.
12h15-12h30 │ Luís Lyster Franco (FBAUL), Relações entre Gaetano Lodi e Portugal: documentos inéditos para a história do ensino da “pintura decorativa”.
12h30-12h45 │ Angela Ferraz (FCT/NOVA) et all., O ensino da pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto: materiais e técnicas (1836-1910).
12h45-13h00 │ Discussão
13h00-14h30 │ Almoço livre
14h30-15h00 │ Teresa Vale (ARTIS-IHA, FLUL), A Obra do escultor José de Almeida (1708-1770): entre a Academia de Portugal em Roma e a Academia de Belas-Artes de Lisboa.
15h00-15h15 │ Michela Degortes (ARTIS-IHA, FLUL), Ensino artístico no estrangeiro e relações internacionais: o caso da Academia Portuguesa de Belas Artes em Roma.
15h15-15h30 │ Fernanda Campos (CHAM, FCSH/NOVA e UAc), As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções.
15h30-15h45 │ Matilde Sousa Franco (ANBA), Escultor João da Silva (1880-1960) e o ideal de beleza intemporal.
15h45-16h00 │ Discussão
16h00-16h30 │ Pausa
16h30-17h00 │ Eduardo Duarte (FBAUL), O escultor Francisco de Paula Araújo Cerqueira, entre o classicismo, o academismo e o romantismo.
17h00-17h15 │ Alexandre Mascarenhas (Instituto Federal de Minas Gerais), A coleção de gessos que contribuiu para o ensino na Imperial Academia Brasileira de Belas Artes a partir da chegada da Missão Francesa em 1816.
17h15-17h30 │ Ricardo Mendonça (CHAM, FCSH/NOVA e UAc), A disseminação de Academias de Belas-Artes no Novo Mundo e a democratização dos modelos de gesso na Europa no século XIX.
17h30-17h45 │ Marta Frade (FBAUL), O regresso da coleção de gessos à reserva técnica de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
17h45-18h00 │ Discussão
08 NOVEMBRO
09h30-10h00 │ Luísa Arruda (FBAUL), A coleção de litografia da Academia de Belas-Artes de Lisboa e o ensino do Desenho (1836- 1860).
10h00-10h15 | Rogéria de Ipanema (EBA-UFRJ), 500 anos de impressão: uma história da gravura reservada no Museu D. João VI.
10h15-10h30 │ Foteini Vlachou (IHA, FCSH/NOVA), An unidentified album of drawings at the Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto: Artistic education, models and the circulation of images.
10h30-11h00 │ Alberto Faria (IHA, FCSH/NOVA), Coleção da FBAUL: memórias em desenho da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa.
11h00-11h15 | Discussão
11h15-11h30 │ Pausa
11h30-12h00 │ Fernando António Baptista Pereira (FBAUL), De D. Frei Manuel do Cenáculo ao Museu da Academia. Continuidades e ruturas entre o colecionismo de arte setecentista e a emergente museologia liberal.
12h00-12h15 │ Hugo Xavier (Parques de Sintra – Monte da Lua), D. Fernando II e o enriquecimento do acervo da Academia de Belas Artes de Lisboa.
12h15-12h30 │ Francisco Queiroz (CEPESE-UP e ARTIS-IHA, FLUL), A escola da Associação Industrial Portuense (1852-1854): reflexos no ensino artístico em Portugal.
12h30-12h45 │ Patricia Telles (CHAIA-UE), O “chevalier Brito”: mecenas acidental da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro?
12h45-13h00 │ Discussão
13h00-14h30 │ Almoço livre
14h30-15h00 │ Raquel Henriques da Silva e Joana Oliva Monteiro (IHA, FCSH/NOVA), João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal.
15h00-15h15 │ Maria de Aires Silveira (Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado), Ferreira Chaves (1838-1899) – Um académico esquecido.
15h15-15h30 │ Arthur Valle (EBA-UFRJ), Os ‘Malhoas’ da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
15h30-15h45 │ Maria Aguiar (UCP, Porto), Ana Calvo Manuel (Universidade Complutense de Madrid), António João Cruz (CEPESE, UP), As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa.
15h45-16h00 │ Discussão
16h00-16h30 │ Pausa
16h30-17h00 | Maraliz Christo (UFJF), Doações da Viscondessa de Cavalcante à Escola Nacional de Belas Artes
17h00-17h15 │Mônica Farias (UNICAMP), Entre o conhecimento cientifico, a técnica e a arte: modelos e métodos nas oficinas artísticas da Bahia colonial projetados para decorar e catequizar.
17h15-17h30 | Myriam Salomão (CAR – UFES), A coleção didática das aulas de pintura de José Jorge Pinto Vedras em São Paulo de 1846 até 1864.
17h30-17h45 │Frederico Henriques (CITAR, UCP) et all., Processos de documentação digital e tridimensional em obras académicas de Adriano de Sousa Lopes do acervo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
17h45-18h15 │ Discussão
18h30 – Lançamento do No. 4 da ARTIS – Revista de História da Arte e Ciências do Património.
09 NOVEMBRO
09h30-10h00 │ Maria Luisa Távora (EBA-UFRJ), Ensino da gravura na Escola Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro: afirmação como meio de expressão.
10h00-10h15 │ Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA), De Theodoro Braga a Manoel Santiago: A Amazônia na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (1894-1922).
10h15-10h30 │ Raquel Aguilar (FCSH/NOVA), A comunidade artística luso-brasileira na passagem para o século XX: trânsitos e diálogos.
10h30-10h45 │ Maria João Castro (CHAM, FCSH/NOVA e UAc), Da Academia de Belas-Artes do Porto a Capri. Fragmentos de viagem na pintura de Henrique Pousão.
10h45-11h00 │ Discussão
11h00-11h30 │ Pausa
11h30-12h00 │ Marize Malta (EBA-UFRJ), A presença de livros instrutivos sobre o decorativo na biblioteca da Academia/Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
12h00-12h15 │ Paulo Cesar Ribeiro Gomes (UFRGS), Um catálogo para consolidar e proteger.
12h15-12h30 │ Pedro Gaurim Fernandes (ANBA), O livro como instrumento pedagógico na formação do artista. A biblioteca de arte de Husson da Câmara doada à Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa, no século XIX.
12h30-12h45 │ Vera Mariz (ARTIS-IHA, FLUL), A coleção de fotografia do Inventário Artístico de Portugal.
12h45-13h00 │ Discussão
13h00-14h30 │Almoço livre
14h30-15h00 │ Clara Moura Soares (ARTIS-IHA, FLUL), As Academias de Belas-Artes e os concursos públicos: os monumentos de homenagem a D. Pedro IV.
15h00-15h15 │ Alice Alves (ARTIS-IHA, FLUL) et all, À Descoberta da Coleção de Azulejos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
15h15-15h30 │ Joana Baião (IHA, FCSH/NOVA), Cem anos depois: a Academia Nacional de Belas-Artes. Contextos, protagonistas, ações (1932-1976).
15h30-15h45 │ Discussão
15h45-16h00 │ Pausa
16h00-16h30 │ Fernando Rosa Dias (FBAUL), Os artistas do primeiro modernismo e as bolsas para Paris.
16h30-16h45 │ Elaine Dias (UNIFESP), Felix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas Arte brasileira (1845-1851).
16h45-17h00 │ Assunção Melo (IHA, FCSH/NOVA), António Dacosta, Rotas de Um Pintor
17h00-17h15 │ Alberto Martín (UERJ), Sobre la formación de un escultor brasileño en París: el caso excepcional del pensionado Almeida Reis.
17h15-17h30 │ Daniela Simões (IHA-FCSH/NOVA) e Jorge Gonçalves da Costa (IHA-FCSH/NOVA e CRIMIC), A formação parisiense dos pintores portugueses do fim do século: os casos de estudo de Souza Pinto (1856-1939) e Alves Cardoso (1882-1930).
17h30-17h45 │ Discussão
17h45-18h00 │ Pausa
18h00-18h30 │ Conferência de Encerramento – Vítor Serrão (ARTIS-IHA, FLUL)
O Inventário Artístico de Portugal da Academia Nacional de Belas-Artes (1942-2016): agentes envolvidos e estratégias de recenseamento.
SESSÕES DE POSTERS | 08 NOVEMBRO
16h00 | Alexandre Mascarenhas (Instituto Federal de Minas Gerais)
Do risco ao modelo, do modelo ao original: o processo construtivo nas oficinas de escultura e nas academias de belas artes em Portugal entre os séculos XVIII ao XX.
16h10 | Beatriz Bento (FBAUL)
In Situ. Projeto com a comunidade para conservação do património da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).
16h20 | Liliana Cardeira (CIEBA, FBAUL) et all.
O estudo de proporções nas obras académicas de Sousa Lopes pertencentes à reserva de pintura da FBAUL.